Mais de 100 veículos foram apreendidos durante operação da Polícia Militar contra eventos de demonstrações de manobras e arrancadas de carros, conehcidos como ‘rachas’, na região do Jardins, área nobre da zona oeste de São Paulo, na noite desta quinta-feira (18).
A ação ocorreu na avenida Europa, altura da rua Colômbia, no Jardim Paulista, onde centenas de pessoas se reuniam semanalmente para o encontro envolvendo veículos de luxo.
Entre os carros, alguns que podem chegar a valer até cerca de meio milhão de reais, haviam modelos Mustang, Camaro e da marca BMW no local no momento da abordagem das equipes.
Convite por meio das redes sociais
De acordo com o repórter Pedro Leão, da Record TV, os organizadores do evento convidavam o público por meio das redes sociais para comparecerem ao local e apreciarem as exibições dos motoristas.
A polícia já estava monitorando diversos influenciadores e grupos fechados que convocavam o público para o endereço.
Agentes da corporação foram informados sobre a recorrência dos encontros e organizaram uma ação para inibir os conhecidos rachas.
Segundo o tenente-coronel Marcos Cunha, os motoristas utilizavam a via pública para exibir manobra perigosa durante competições automobilísticas. No evento, eram realizados cavalo de pau, arrancados com arrastamento de pneus e competições de largadas.
Ao menos 98 agentes e 57 viaturas da corporação se concentraram em frente a Alesp (Assembleia Legislativa) com o objetivo de combater esse tipo de ação. Quatro cães farejadores do Canil da PM também prestaram apoio.
Espectadores com cadeiras de praia
Durante a abordagem, dezenas de motoristas com carros customizados e espectadores em cadeiras de praia foram flagrados no entorno da via.
Segundo o repórter, quem tentou escapar da abordagem foi obrigado a voltar para o cerco realizado pelas equipes. Ao menos 150 pessoas foram abordadas.
Diversos caminhões guinchos prestaram apoio na operação. Um homem foi detido por desacato após não concordar com o guinchamento de seu carro.
Ao final, a PM contabilizou 119 veículos apreendidos. Todos os motoristas que estavam no local foram autuados com uma multa no valor de R$ 2.934, e terão seu período de dirigir suspenso por um período que pode variar de dois a oito meses.
Fonte: r7