Quando falamos em Mônaco, automaticamente pensamos em alto padrão de vida, marcas de luxo e carros caríssimos (e Fórmula 1). Não à toa, uma autoescola local resolveu acrescentar nada menos que um Porsche 911 Carrera na frota para ensinar os possíveis novos habilitados. No país monegasco, o esportivo é avaliado em 140 mil euros; ou seja, algo em torno de R$ 927 mil. No Brasil, o valor inicial do modelo é de R$ 930 mil.
O 911 foi implantado na autoescola Monaco Bonne Conduite no final de março deste ano. Para isso, passou por algumas adaptações como, por exemplo, a adoção de grafismos para indicar que é um carro exclusivo para uso dos alunos da instituição. Além disso, foram adicionados pedais duplos e mais espelhos retrovisores.
A iniciativa, aliás, tem uma explicação: segurança nas estradas. Pode soar controverso, mas segundo o proprietário da autoescola, Paul Croesi, a decisão visa preparar os motoristas para operar veículos mais potentes. Afinal, o Principado de Mônaco é um dos países com a maior concentração de esportivos de luxo — então é bem provável que o primeiro carro de grande parte dos novos habilitados tenha mais de 500 cv e um preço bem salgado.
“Somos instrutores de direção, mas também somos instrutores de segurança no trânsito. Então, achamos importante educá-los sobre motores grandes”, disse o proprietário à revista BFM Nice Côte d’Azur. Croesi também comentou que a maioria dos carros na escola são mais simples, com tração dianteira e menos de 100 cv de potência. Tem até um Volkswagen Up! elétrico entre as opções.
Justamente por conta da exclusividade, o custo para aprender a dirigir no Porsche 911 Carrera não é baixo. O valor, segundo a empresa, é de 159 euros por hora. Na conversão, mais de R$ 1 mil. Além disso, os alunos podem optar por dois pacotes. No primeiro, são cinco horas por 750 euros (R$ 4.969 na conversão). Já no segundo, que inclui permissão francesa e monegasca, são 20 horas por 3.249 euros (R$ 21.528).
Fato é que, com a adoção do esportivo na frota, a Monaco Bonne Conduite se tornou a primeira e única autoescola no mundo a oferecer um supercarro para novos motoristas.
Como é o Porsche 911 Carrera
Sob o capô, o esportivo é equipado com o motor boxer biturbo 3.0 de seis cilindros que entrega 394 cv de potência e 45,8 kgfm de torque. Com esse conjunto, o esportivo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos. Já a velocidade máxima é de 294 km/h. É exatamente o mesmo ajuste do modelo vendido no Brasil. Em termos de tamanho, o Porsche 911 Carrera tem 4,54 metros de comprimento, 2,45 m de entre-eixos, 1,85 m de largura e 1,30 m de altura.
Fonte: autoesporte