Neste sábado (7) o Procon Guarulhos celebra 32 anos de história e compromisso com a proteção e a defesa dos direitos do consumidor no município. Para marcar a data, será realizado um atendimento especial no calçadão da rua Dom Pedro II (Centro), ao lado do Poli Shopping, das 10h às 16h, com a van Procon itinerante, na qual os consumidores poderão registrar denúncias, abrir processos, obter esclarecimentos e orientações e ainda solicitar o desbloqueio da Nota Fiscal Paulista.
A comemoração contará ainda com a distribuição da revista do Procon e a presença do mascote Super Procon, que irá interagir com o público, tirando fotos e entregando balões às crianças.
“É emocionante olhar para trás e ver todos os avanços que conquistamos. De 2017 a 2024 solucionamos 62 mil casos – um número excepcional que carrega a história de cidadãos que confiaram no Procon para garantir seus direitos, recuperar valores, corrigir injustiças e encontrar respostas para situações difíceis. Nosso trabalho vai além dos números: é sobre devolver dignidade, respeito e confiança àqueles que mais precisam”, afirmou a coordenadora do Procon Guarulhos, Vera Tulher, agradecendo à população pela confiança depositada no trabalho do órgão.
Ao longo de mais de três décadas o Procon Guarulhos consolidou-se como referência no atendimento às demandas da população, assegurando os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor.
Com a missão de proteger, defender e orientar os consumidores, o órgão promove a resolução amigável de conflitos entre compradores e fornecedores por meio de processos administrativos, audiências de conciliação, ações educativas e fiscalizatórias, sempre com o objetivo de assegurar relações de consumo mais justas e equilibradas.
Entre os desafios enfrentados destaca-se o período da pandemia, momento em que o Procon desempenhou um papel crucial na defesa dos consumidores ao intervir em situações de abuso, como o aumento injustificado de preços do gás de cozinha, do álcool em gel e de alimentos, garantindo maior equilíbrio e justiça nas relações de consumo.