ReciclAção realiza evento na Câmara na quinta-feira (21)

por Redação

O programa ReciclAção promoveu um evento no Legislativo na manhã desta quinta-feira, 21 de março. A iniciativa contou com a participação de representantes das ONGs Ação Vida, Guarulhos Recicla e CellStar Corp. Além da palestra sobre educação ambiental e sanitária com Paula Márcia Sapia Furukawa, profissional da Sabesp, foi realizada a 2ª Edição da Feira Sustentável.

Segundo a presidente da cooperativa Eco Guarulhos e representante da Frente Parlamentar Mista de Mulheres Catadoras, Érica Santos, aproximadamente 400 famílias são sustentadas pela renda obtida da coleta seletiva. “Quando a coleta seletiva iniciou em Guarulhos havia apenas quatro cooperativas, hoje são 12; esta é uma atividade importante que gera emprego, renda e inclusão social”, afirmou.

De acordo com o diretor da Cell Star Corp, Michel Mota, o Brasil recicla apenas 4% do lixo eletrônico, enquanto o Japão recicla 97%. Mota criou um programa de capacitação para jovens nas escolas públicas de Guarulhos; os celulares velhos viram matéria prima para ensinar o trabalho de manutenção. “No contraturno escolar, 1.147 alunos de escola pública recebem formação para trabalhar em assistências técnicas ou montar seus próprios negócios”, explicou.

Durante a palestra, Paula Furukawa relembrou, entre outros temas, que o mundo está em alerta por causa das interferências humanas nas mudanças climáticas. “Até 2050, a ONU determinou que as empresas neutralizassem a emissão de poluentes para evitar que o aumento de temperatura torne-se insustentável.”

O programa ReciclAção iniciou em 2014, na Câmara de Guarulhos. Entre as práticas sustentáveis adotadas pela Casa nesse período está a distribuição de copos permanentes para diminuir a utilização de descartáveis; a instalação de lixeiras de coleta seletiva; a realização de parcerias com cooperativas da cidade para coleta de materiais recicláveis; e a implantação do programa Câmara sem Papel.

Leia também

Assine nossa Newsletter

* obrigatório