Ruas ‘viram rios’ com forte chuva, e capital entra em estado de atenção para alagamentos; 46 mil imóveis ficaram sem luz

por Redação

Todas as regiões da cidade de São Paulo entraram em estado de atenção para alagamentos na tarde desta quarta-feira (25), de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura. Diversas vias foram tomadas pela água. O estado de atenção foi decretado às 16h56 e terminou às 19h15.

Já a região de Itaquera, na Zona Leste, está em estado de alerta, um nível maior de risco.

Mais de 46 mil imóveis estavam sem luz na Grande São Paulo até as 18h46, de acordo com a concessionária Enel. Às 19h, eram 41,9 mil.

O Corpo de Bombeiros informou que recebeu sete chamadas para quedas de árvores e duas para enchentes na Grande São Paulo.

Segundo o CGE, a combinação do calor com a umidade (entrada da brisa marítima) favoreceu a formação de pancadas de chuva com até forte intensidade na capital.

Um morador da Bela Vista, na região central da cidade, registrou um bueiro transbordando água na Rua Plínio Barreto devido à intensidade da chuva (vídeo acima).

Já na Rua Pompeia, na Zona Oeste, uma moradora registrou a via tomada pela água. Ao g1, Sonia Villegas contou que bastam dez minutos de chuva para que a rua fique alagada:

Outro vídeo mostra o estado do cruzamento entre as avenidas Rebouças e Faria Lima, na Zona Oeste da capital. O nível da água subiu tanto que a via ficou parecendo um rio

O radar meteorológico da Prefeitura de São Paulo aponta que as regiões mais afetadas pela chuva são: Pinheiros, na Zona Oeste, região da Sé, no Centro, e na Vila Mariana, na região Sudeste.

Previsão para os próximos dias
Segundo o CGE:

Deve haver uma mudança significativa nas condições do tempo nos próximos dias. A chegada de uma frente fria ao estado, associada ao canal de umidade da região Centro-Norte do país, vai provocar volumes expressivos de precipitação nos próximos dias, em especial nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27).

Quinta-feira (26)

Deve apresentar uma madrugada com muitas nuvens e pancadas isoladas de chuva que ganham força ao longo do dia. Essa condição aumenta substancialmente o volume de chuva esperado, já que a chuva será duradoura e deverá registrar elevados volumes de precipitação, tanto na Capital como em cidades vizinhas da Grande São Paulo. O tempo instável e chuvoso não permite que as temperaturas subam muito. Mínima de 20°C e a máxima por volta dos 24°C. A umidade do ar estará elevada, com valores mínimos ao redor dos 75%.

Sexta-feira (27)

Em virtude do solo encharcado e da persistência das precipitações, aumenta o potencial para possíveis transtornos durante as precipitações. A temperatura mínima prevista é de 20°C e a máxima não deverá passar dos 25°C, com as taxas mínimas de umidade ao redor dos 75%.

Fonte: G1

Leia também

Assine nossa Newsletter

* obrigatório