Apesar de todos os procedimentos de segurança, é possível que algumas pessoas tenham sido vítimas de golpe e possuam linhas telefônicas pré-pagas em seu nome sem o seu consentimento.
Golpistas estão usando números de CPF encontrados online para adquirir o produto no nome de outras pessoas.
Para que o consumidor possa verificar se tem linhas pré-pagas, as empresas de telecomunicações criaram a plataforma cadastropre.com.br. Nela, usuários podem consultar, de forma gratuita, se há linhas pré-pagas ativas nas prestadoras Algar, Claro, Sercomtel, TIM e Vivo. A iniciativa conta com o apoio da Anatel.
Após informar o CPF, o consumidor que encontrar uma linha desconhecida em seu nome pode entrar em contato com as operadoras e solicitar o cancelamento.
Como consultar?
Acesse o site da plataforma cadastropre.com.br.
Na tela “Consulta”, digite o seu CPF e clique em consultar.
Caso haja alguma linha pré-paga ativa em alguma prestadora no CPF consultado, o resultado trará a relação das prestadoras.
Se a pessoa não tiver linha pré-paga ativa em nenhuma prestadora, aparecerá a mensagem “O CPF consultado não possui linha pré-paga ativa nas Prestadoras Participantes”.
Se houver alguma linha desconhecida, o consumidor pode solicitar o cancelamento à respectiva operadora.
Contatos das operadoras
Algar: 1055
Claro: 1052
Sercomtel: 1051
Tim: 1056
Vivo: 1058
Projeto Cadastro Pré-Pago
Desde novembro de 2021, o projeto Cadastro Pré-Pago busca evitar golpes e conferir mais segurança para os consumidores. Nele, as principais prestadoras de telefonia móvel adotam a ID Digital como procedimento de segurança para a ativação de linhas móveis pré-pagas.
Além de informar os dados pessoais, o consumidor precisa enviar uma selfie e seu documento de identificação para ativar a linha. Algumas operadoras utilizam ainda outros mecanismos para a ativação do chip, via aplicativos ou site.
Fonte: r7