Um lobo-marinho-sul-americano foi resgatado na quarta-feira (24) na Praia do Tombo, no Guarujá, litoral de São Paulo. A operação foi realizada pelo Instituto Gremar após o animal ser encontrado na faixa de areia.
Segundo o instituto, a presença do lobo-marinho na praia está relacionada a um comportamento comum da espécie nesta época do ano. Durante o período, alguns animais deixam as regiões mais ao sul do continente em busca de alimento e acabam chegando a locais que não fazem parte de seu habitat habitual.
O animal resgatado era jovem e apresentava sinais de fraqueza, o que, de acordo com os pesquisadores, indica que essa provavelmente foi sua primeira grande viagem.
Em publicação nas redes sociais, o Instituto Gremar informou que a equipe de monitoramento identificou rapidamente a presença do lobo-marinho e acionou uma médica-veterinária para avaliar seu estado de saúde.
Segundo a instituição, o resgate foi concluído em apenas 19 minutos, com o uso de equipamentos específicos para garantir a segurança da equipe e preservar a integridade física do animal.
Os especialistas também alertaram que casos de animais marinhos debilitados ou encontrados fora de seu habitat podem se tornar mais frequentes devido à possibilidade de um El Niño intenso neste ano.
Fonte: METRÓPOLES