O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) desembarca nesta segunda-feira (22) em Washington, D.C., para uma série de reuniões com integrantes do governo do presidente Donald Trump e parlamentares do Partido Republicano.
Segundo aliados, o principal objetivo da viagem é discutir sua recente condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de doação no curso da Justiça e buscar apoio para uma nova tentativa de aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes.
Eduardo será acompanhado pelo jornalista Paulo Figueiredo, apontado como um dos principais articuladores da estratégia bolsonarista junto a aliados de Trump nos Estados Unidos. Ambos cumprem agenda na capital americana até terça-feira (23).
Entre os compromissos previstos está um jantar com cerca de 20 senadores republicanos. A expectativa é que o encontro seja utilizado para apresentar a narrativa de que aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro estariam sendo alvo de perseguição judicial no Brasil e para buscar apoio político a medidas direcionadas contra Moraes.
Nos bastidores, aliados do ex-deputado avaliam que a recente condenação de Eduardo pelo STF pode fortalecer o discurso apresentado aos parlamentares americanos sobre supostos excessos do Judiciário brasileiro em processos envolvendo integrantes da oposição.
Esta não é a primeira viagem recente do grupo aos Estados Unidos. No fim de maio, Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo estiveram em Washington ao lado do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), participando de reuniões com Donald Trump e integrantes do governo norte-americano.
Até o momento, não houve manifestação pública do STF ou do ministro Alexandre de Moraes sobre a nova agenda de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos.
Fonte: METRÓPOLES