A Comissão Especial de Inquérito (CEI) criada pela Câmara Municipal de Guarulhos para apurar possíveis irregularidades nas obras da Sabesp realizou sua primeira reunião nesta quarta-feira (24). O objetivo é investigar os impactos das intervenções da concessionária, especialmente em relação aos episódios de enchentes e alagamentos registrados em diferentes regiões da cidade.
Presidida pelo vereador Danilo Gomes, a comissão irá analisar possíveis falhas na execução de obras de canalização, implantação de redes de esgoto e sistemas de drenagem, além dos reflexos dessas intervenções na mobilidade urbana e na ocorrência de inundações.
Durante o encontro, os parlamentares destacaram a necessidade de identificar as causas dos problemas enfrentados pela população e buscar soluções. “Precisamos não apenas de respostas, mas de soluções”, afirmou Danilo Gomes.
O vereador Lamé defendeu a convocação de representantes da direção regional da Sabesp e dos engenheiros responsáveis pelas obras para prestar esclarecimentos sobre os projetos executados em Guarulhos. Segundo ele, é necessário realizar uma análise técnica aprofundada para verificar se alterações nas redes de esgoto e drenagem contribuíram para agravar os alagamentos observados na cidade.
Já o vereador Daniel Santos afirmou que bairros como Jardim Testae e Cocaia passaram a registrar enchentes em locais onde historicamente esse tipo de ocorrência não era comum. Para ele, questões como o estreitamento e o assoreamento de córregos decorrentes das intervenções devem ser investigadas.
O vereador Lauri Rocha ressaltou que as mudanças climáticas influenciam o aumento das chuvas, mas avaliou que os impactos das obras também precisam ser analisados. Segundo ele, regiões consideradas seguras passaram a registrar alagamentos, além dos transtornos causados pelas intervenções viárias e de drenagem.
Leandro Dourado defendeu a revisão dos contratos firmados com a Sabesp e afirmou que a comissão poderá encaminhar informações ao Ministério Público caso sejam identificados indícios de irregularidades, descumprimento contratual ou abuso por parte da concessionária.
Durante a reunião, os vereadores discutiram ainda os documentos que deverão ser solicitados à empresa, incluindo contratos, aditivos contratuais, diários de obra, boletins de execução e relatórios mensais de acompanhamento dos serviços.
Ao final dos trabalhos, foram definidos os primeiros encaminhamentos da investigação. A expectativa é que os próximos encontros contem com questionamentos apresentados pelos demais vereadores da Casa.
A CEI é formada pelos vereadores Danilo Gomes (presidente), Biriba (relator), Daniel Santos, Luis da Sede, Joseval Queiroz, Lauri Rocha, Lamé, Leandro Dourado, Júnior Caiçara, Edmilson Souza e Guto Tavares.
O prazo inicial para conclusão dos trabalhos é de 90 dias, podendo ser prorrogado conforme a necessidade das investigações.