O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou a União Europeia com “tarifas em larga escala”, caso o bloco trabalhe com o Canadá para causar danos econômicos ao país.
A declaração vem após a fala da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sobre as novas tarifas de automóveis de Trump. “Ruim para os negócios, pior para os consumidores”, criticou Leyen.
Já o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, apontou as tarifas como “ataque direto” aos trabalhadores canadenses e disse que medidas retaliatórias estavam sendo consideradas.
Trump anunciou nesta quarta (26) as taxas de 25% sobre todos os carros importados no país.
A previsão é que as tarifas entrem em vigor no dia 2 de abril e a arrecadação comece no dia 3.
EUA x Canadá
O Canadá e os EUA estão em uma guerra comercial desde que Trump anunciou uma série de tarifas para os países que exportam aço para o seu país.
A partir daí, o país passou a viver uma onda crescente de nacionalismo. No supermercado, aplicativos que escaneiam códigos de barras para identificar a origem dos produtos ganharam popularidade. Além disso, muitos fornecedores passaram a usar símbolos do país para destacar mercadorias canadenses.
A resposta do presidente republicano a esse novo comportamento foi aplicação da mesma taxa de 25%, a partir de abril, a quase todos os produtos do Canadá.
O governo canadense devolveu a provocação, anunciando tarifas de 25% sobre alguns produtos importados dos Estados Unidos.
Na época, o chanceler alemão Olaf Scholz disse que a União Europeia responderia rapidamente às tarifas impostas pelo presidente Donald Trump.
Fonte: G1