O Fantástico deste domingo (4) falou de um problema que está dando dor de cabeça a dezenas de milhares de brasileiros. Pessoas que compraram pacotes de viagens no site do Hurb – antigo Hotel Urbano – mas levaram um calote da empresa. Não conseguiram viajar, e nem receberam o dinheiro de volta.
O problema já chegou nos tribunais – mas nem com ordem da Justiça o Hurb está pagando o que deve aos consumidores. Saiba mais abaixo.
Sonhos destruídos
O Hurb – antigo Hotel Urbano – ficou popular pelas ofertas incríveis. Condições de pagamento espetaculares. Sonhos ao alcance das mãos. Mas para dezenas de milhares de consumidores, ao invés de cartão de embarque, só sobrou mesmo o boleto para pagar. Não teve viagem, nem aeroporto, mala feita. Não teve nada. As férias dos sonhos ficaram só no desejo.
Foi o que aconteceu com o William e a Amanda. O casal contratou um pacote de quatro noites em Gramado.
Ainda segundo o casal, até agora nada foi resolvido.
Priscila e Jefferson enfrentaram o mesmo drama ao contratar um pacote de 10 dias para ir à Disney com os três filhos. Após o ocorrido, eles resolveram procurar a Justiça.
Após 9 meses desde o parecer favorável do juiz, nenhuma ação foi tomada.
Ações judiciais falhas
O Fantástico ainda conversou com um advogado que tem mais de 470 processos contra o Hurb. Mas desistiu de pegar novos clientes contra a empresa.
Em junho, o Segundo Juizado Especial Cível da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, mandou encerrar mais de 400 ações contra o Hurb, já que a empresa não pagava as condenações. Os processos representavam quase R$ 4 milhões em indenizações. O Hurb responde hoje a mais de 100 mil ações na justiça. Só no Rio, são mais de 12 mil.
Ações judiciais falhas
Para o advogado Eduardo Gasiglia, a ordem de penhora dos bens da empresa foi a única maneira de fazer com que o Hurb pagasse algumas das condenações.
A empresa continua operando e vendendo pacotes na internet.
O caso chegou até a Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça.
Repórter: todo mundo vai receber?
O que diz a Hurb
Em nota, o Hurb disse que a plataforma proposta para fazer a negociação com os clientes credores. “Deve entrar oficialmente em vigor a partir de outubro”. Disse ainda que “não está sem recursos” e que “nenhum bem chegou a ser expropriado para cumprir decisões judiciais”. E que trabalham para “normalizar as operações”. Mas não respondeu por que descumpre decisões judiciais e não paga as indenizações que é condenada.
Fonte: FANTÁSTICO